sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Como se dar bem com os amigos do namorado?

“Não os veja como amigos do seu namorado, mas sim como possíveis amigos seus", aconselha especialista.


Quando iniciamos um namoro, é comum ficarmos um pouco ansiosas para o momento de conhecer os amigos do novo companheiro. Para os homens, a aprovação do grupo de amizade é muito importante e pode até ser determinante para o sucesso da relação. O jeito certo de se apresentar à turma e de se portar é fundamental para garantir uma relação harmoniosa, saudável e até mesmo iniciar novos vínculos.

Principais conflitos

Segundo explica a psicóloga Pamela Magalhães, quando um amigo do grupo começa a namorar, a preocupação mais comum por parte dos colegas é a de se esta nova relação vai ou não ameaçar a amizade. Por conta disso, qualquer atitude por parte da namorada que demonstre competição com os amigos irá causar rejeição.
“A parceira precisa entender que as amizades e a vida social são muito importantes e têm de ser preservadas. A mulher que tem o perfil mais controlador tende a criticar as companhias do namorado e podar as atividades que eles costumam fazer juntos, como o futebol, o happy hour e outros hobbies”, afirma Pamela. “Isso gera problemas a médio ou longo prazo. Ou o homem vai se afastar dos amigos e passar a sair só com a namorada e a turma dela, o que não é saudável, ou o relacionamento será sabotado”, completa.
Mesmo a mulher que não tem o perfil ciumento pode acabar enviando esse tipo de sinal ao grupo, muitas vezes pelo medo de ser julgada. De acordo com a especialista, a razão que leva a parceira a agir desse jeito é sua própria insegurança. “De alguma forma, ela se sente ameaçada pelos colegas do namorado, insegura e vulnerável, o que a faz agir desta maneira defensiva”, explica.
Algumas das atitudes da nova namorada que podem ser interpretadas como antissociais são:
  • Em uma festa ou reunião, ficar distante do grupo
  • Não interagir ou interagir muito pouco
  • Mesmo na presença dos amigos, mostrar tendência a “se isolar” com o namorado, conversando só com ele e dificultando a interação dele com os próprios colegas
  • Sabotar os movimentos naturais do namorado, como conversar e fazer piadas dentro do grupo
  • Não topar nenhum programa proposto pelo grupo
  • Fazer críticas e ter uma atitude negativa no geral

Como agir

“Quando a nova namorada não tem um bom jogo de cintura, ele vai chegar no grupo como alguém que ameaça a harmonia e atrapalha, e os amigos vão querer se afastar. Ela deve procurar ser uma pessoa agregadora, uma companhia gostosa, que respeita a intimidade do companheiro”, aconselha a psicóloga. Para isso:
  • Mude seu ponto de vista. Não encare o grupo como “os amigos do meu namorado”, mas sim como pessoas que podem se tornar seus amigos também. “A partir do momento que você entende isso, pode ampliar o seu círculo de amizade e ser ainda mais admirada pelo companheiro”, afirma Pamela.
  • Os amigos do seu namorado precisam ser conquistados. Em primeiro lugar, conheça seu parceiro: assim, saberá o jeito certo de abordar seus amigos. Depois, procure tomar interesse pelo universo dele: busque saber como os amigos se conheceram, pergunte sobre histórias antigas do grupo, etc. Por fim, acompanhe a proposta do momento. Se todos estão no bar tomando uma cerveja, entre no clima, divirta-se. Faça com que tanto o seu namorado quanto seus amigos queiram repetir a dose e, claro, com que seja uma experiência positiva para você também.
  • Tenha jogo de cintura. Você deve, sim, ser agradável, porém de forma espontânea. Não force a barra, pois os outros perceberão, e você se sentirá incomodada. Bata um papo com os amigos, proponha uma conversa gostosa, seja divertida, como você normalmente é, porém sempre respeitando o espaço do seu parceiro.
  • Não caia na armadilha de tentar tornar-se “um deles”. Não é porque eles falam muito palavrão e conversam sobre assuntos sexuais, por exemplo, que você deve fazer o mesmo (caso não seja o seu perfil) para mostrar como é uma namorada legal e desencanada. “Por mais que os homens brinquem e provoquem, eles podem ser muito machistas e, normalmente, não aceitam que façamos o mesmo. Aí, o feitiço vira contra o feiticeiro”, alerta a especialista. Por isso, vale de novo o conselho de ser espontânea e não forçar a situação.
  • Aprenda a ceder e controlar o ciúme. Ninguém quer ficar junto do namorado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Respeite o espaço dele e peça o mesmo em troca. Desta forma, os dois terão chance de manter fortes suas relações de amizade, não tendo de abrir mão dos antigos hobbies em nome do novo relacionamento.
O santo não bateu
Apesar dos esforços, é possível que você simplesmente não vá com a cara de um dos amigos do seu namorado. Neste caso, é importante ser política. “Tente ficar neutra. Converse sobre amenidades, sem forçar a barra ou ser antipática. Na vida, muitas vezes, temos de fazer isso por um bem maior, que, neste caso, é a felicidade do seu namorado, que você julga ser importante”, aconselha Pamela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário